Colíder: Jovem fisga pirarucu gigante de mais de 2 metros no rio Teles Pires
Reprodução Um pirarucu de impressionantes 2,30 metros de comprimento foi capturado na noite deste sábado (21) no rio Teles Pires, nas proximidades da comunidade Novo México. O peixe foi fisgado pelo jovem pescador Thiago Maciel, de 20 anos, após cerca de 40 minutos de luta até ser retirado da água.
Segundo Thiago, o peixe foi atraído por uma isca de peixe pequeno, da espécie pacu. Embora não tenha sido pesado, a estimativa é de que o pirarucu tivesse aproximadamente 140 quilos.
Esta não é a primeira façanha do pescador. De acordo com ele, esta já é a terceira vez que consegue capturar um exemplar de grande porte, demonstrando experiência na pesca esportiva e artesanal da espécie.
O pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce do mundo e tem origem na Bacia Amazônica. No entanto, em rios da região norte de Mato Grosso, como o Teles Pires, a espécie é considerada não nativa. Por esse motivo, órgãos ambientais autorizam sua captura e transporte, uma vez que o peixe é classificado como espécie invasora, podendo competir com espécies locais por alimento e espaço, causando impactos ao equilíbrio ambiental.
O registro do enorme peixe chamou a atenção de moradores e pescadores da região, reforçando a presença cada vez mais frequente do pirarucu nas águas do Rio Teles Pires.




COMENTÁRIOS